Offline
Mercado da soja: Grão é um dos principais produtos do agronegócio brasileiro
14/12/2018 09:27 em Novidades

A soja é uma das principais culturas agrícolas e tem extrema importância para o Brasil. Ela é uma planta originária da China e o Brasil é o 2º maior produtor e exportador mundial. Na safra 2018/19, os chineses deverão importar 103 milhões de toneladas de soja e os brasileiros devem exportar cerca de 72 milhões.

 

A soja produz mais proteínas por hectare do que qualquer outro cultivo, além de ser um alimento versátil: é utilizada na alimentação humana e animal, na indústria e também na produção de combustível (biodiesel).

 

Na alimentação humana, a soja tem ótimos benefícios. É um grão rico em proteínas, em potássio, vitaminas e tem baixa quantia de gordura saturada. Entre as variações da soja, a mais famosa e cultivada é a amarela. Já na indústria, a soja está sendo cada vez mais usada como matéria-prima em diversos setores, como o de farmácia, veterinário e cosmético.

 

Plantio da soja

O plantio da soja requer condições específicas. O produtor rural deve esperar a chuva alcançar de 80 a 100 mm para que o solo tenha água suficiente para permitir a germinação das sementes com menos risco de perda do plantio. Por isso, é importante que o produtor acompanhe a previsão meteorológica e/ou contrate um serviço especializado para isso.

 

Um dos grandes riscos de começar o plantio em épocas diferentes é a chuva não estar presente e, com isso, a cultura ficar muito tempo exposta, podendo contrair doenças ou pragas. Consequentemente, haverá a necessidade de replantio.

 

Os produtores que têm interesse no plantio da soja devem se manter atualizados em relação aos diversos temas que englobam o agronegócio.

COMENTÁRIOS