Offline
Motoristas de MS podem solicitar documento do veículo pela Internet
28/12/2018 17:28 em Tecnologia

Mato Grosso do Sul é o 6º estado brasileiro a oferecer aos proprietários de veículos, a opção de realizar a emissão digital do Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV). 

 

A iniciativa foi criada pelo Ministério das Cidades, através da Secretaria Executiva do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e adotada pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran/MS), com objetivo de facilitar o acesso dos usuários aos serviços administrativos da instituição.

 

É válido destacar que o documento é gerado pelo mesmo aplicativo utilizado para emissão da CNH digital e o formato também inclui a utilização do código QR Code (aplicativo de leitura digital disponível no sistema Androide e IOS). 

 

Com esta facilidade, todas as informações descritas no CRLV impresso serão visualizadas pelos agentes de trânsito ou policiais, nas telas de aparelhos celulares. Uma novidade que concederá mais comodidade, diz respeito ao documetno de veículos conduzidos por mais de uma pessoa. Nesta situação o CRLV-e poderá ser compartilhado com mais de um aparelho. 

 

Para conseguir o acesso ao aplicativo do CRLV digital, o usuário deve realizar o download pelas lojas virtuais Play Store ou Apple Store. Em seguida realizar um cadastro pessoal com senha de quatro dígitos. Após a conclusão desta etapa aparecerá na tela a opção CRLV digital e será solicitado o número do documento, gerando uma imagem de QR Code, para maior proteção dos dados cadastrais. 

 

De acordo com a Legislação de Trânsito brasileira, portar o documento do veículo é obrigatório para os motoristas, visto que as pessoas flagradas com licenciamento atrasado estão cometendo uma infração gravíssima, que pode resultar em multa de R4 293,47 e a perda de sete pontos na carteira de habilitação. Em caso de reincidência, o veículo pode ser apreendido. 

 

AVANÇO TECNOLÓGICO

 

O diretor de Tecnologia da Informação do Detran/MS, Robson Roberto Duarte, explica que a implantação e funcionamento dos aplicativos oferecerão funcionalidades importantes para sociedade, como por exemplo, dados estatístiscos atualizados sobre o trânsito de Mato Grosso do Sul. 

 

"O documento digital terá o mesmo valor legal do documento de papel, exigindo apenas que o veículo esteja devidamente regularizado, ou seja, é preciso que o proprietário esteja em dia com pagamentos de licenciamento, seguro DPVAT ou eventuais multas", observou.

 

SERVIÇOS CONJUGADOS

 

O app Detran Mobile é outra novidade lançada pelo Detran/MS e será utilizado para a consulta e pagamento de multas, licenciamentos e outras informações como a pontuação na CNH (Carteira Nacional de Habilitação), por exemplo. Foi desenvolvido pensando na economia de gastos tanto do departamento quanto do usuário, já que evita filas e outros transtornos como o deslocamento, por exemplo. 

No entanto, caso seja necessário ir até uma das agências, o aplicativo também tem a opção de informar qual o posto de atendimento mais próximo, com endereços e horário de atendimento do órgão em todos os municípios de Mato Grosso do Sul. O aplicativo está disponível para tablets e smartphones do sistema Androide e IOS.

COMENTÁRIOS