Offline
ANTT multa 500 Motoristas de carretas e caminhões por excesso de carga
17/04/2019 14:49 em Novidades

Mais de 15 mil veículos de carga foram fiscalizados pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), em uma ação no Posto de Pesagem Veicular, localizado no km 108 da BR-163, em Rondonópolis, a 218 km de Cuiabá. O balanço foi divulgado nesta quarta-feira (16).

 

Até 9 de abril, dos 15.724 veículos abordados, pouco mais de 5 mil (equivalente a 32%) foram encaminhados para uma vistoria mais detalhada por apresentarem algum indício de irregularidade. Destes, 10%, cerca de 500 foram autuados pela ANTT por efetivamente trafegarem em desacordo com a legislação.

 

A iniciativa é realizada em parceria com a Concessionária Rota do Oeste desde 9 de março para averiguar o excesso de carga transportado em carretas e caminhões.

 

A atividade tem como objetivo primordial de oferecer uma rodovia mais segura para todos os motoristas e passageiros.

 

Na avaliação do gerente de Operações da Rota do Oeste, Wilson Ferreira, o número veículos trafegando com excesso de peso ou com carga mal acomodada por eixo é preocupante, uma vez que esses tipos de condutas comprometem a estabilidade do veículo e o sistema de frenagem, refletindo diretamente na segurança viária.

 

Para ele, aumentam as chances de um acidente. A carga mal acomodada, por exemplo, pode resultar em um tombamento. O excesso de peso transportado pode comprometer o tempo de resposta do sistema de freios e ocasionar uma colisão.

 

Freitas complementa que cada veículo é fabricado para transportar determinada carga com segurança. Ao exceder o peso estabelecido, de acordo com as especificações técnicas do fabricante, a segurança é comprometida.

 

Além da segurança, que é o principal objetivo da fiscalização, há ainda o comprometimento do pavimento. As irregularidades provenientes das cargas resultam em dano e desgaste do pavimento de forma precoce.

COMENTÁRIOS