Offline
Táxi sem motorista: carros que se dirigem sozinhos podem chegar em 5 anos
17/01/2019 08:01 em Tecnologia

Os carros autônomos, veículos que podem se dirigir sem motoristas humanos, já existem e são testados em laboratórios pelo mundo. É o caso da DiDi Labs, empresa chinesa de inovação em mobilidade urbana, que atua no Brasil por meio do app 99. A companhia faz testes com automóveis autônomos e abre até a possibilidade de que um dia eles atuem como motoristas particulares. Em visita do TechTudo aos laboratórios da DiDi, foi possível conhecer os veículos usados pela empresa que, segundo os próprios especialistas, poderão estar nas ruas nos próximos 5 ou 6 anos.

De acordo com o engenheiro Zhaoyin Jia, que coordena a operação e deu um panorama sobre os testes realizados nos laboratórios da DiDi, os veículos já possuem licença para serem testados nas ruas de Mountain View, na Califórnia. Porém, por enquanto, eles ainda levam um motorista como medida de segurança. A ideia é que neste momento os automóveis coletem informações das ruas e trajetos, para que no futuro possam viajar de forma livre - de acordo com Jia, eles juntam dezenas de terabytes de dados todos os dias.

A DiDi conta atualmente com 10 automóveis, testados na California e em Beijing, na China, mas a empresa diz que pretende aumentar a quantidade em breve. As viaturas, que são carros normais no geral, se diferem por causa dos inúmeros sensores que são alocados tanto na parte superior quanto no parachoque e laterais. São essas câmeras e radares espalhadas que "aprendem" com as ruas e objetos no dia a dia, desenvolvendo a inteligência artificial dos veículos.

 

Durante a visita aos laboratórios, foi possível ver dois modelos do carro Lincoln MKZ 2.0H equipados com a tecnologia Velodyne LiDAR. O aparelho, posicionado em cima do veículo, é capaz de girar e se movimentar, de maneira a coletar as informações sobre distâncias, velocidades e obstáculos pelas ruas. Os dados capturados pelos automóveis, então, vão para um computador que fica alocado no porta-malas do automóvel.

A ideia é que, em um futuro próximo, os aplicativos de carros particulares, como o próprio 99, possam aproveitar a tecnologia e utilizar veículos sem motoristas. Vendo o desenvolvimento da tecnologia nos laboratórios e ruas de Mountain View, fica claro que, apesar de ousado, o objetivo não está tão distante e pode mudar a forma como as pessoas se movem pelas cidades em breve.

COMENTÁRIOS