Offline
Carreta da Saúde faz exame gratuito para detectar câncer de pulmão em Barretos
10/07/2019 08:20 em Novidades

Ainda em sua fase piloto, uma unidade móvel desenvolvida para rastrear câncer de pulmão já detectou um caso da doença e outros dois tipos de cânceres em Barretos (a 423 km de São Paulo).

 

O projeto é do Hospital de Amor, sediado na cidade do interior, e tem como objetivo combater a mais letal entre as neoplasias malignas. Só em 2018, o hospital tratou cerca de 1.300 pacientes com a doença, dos quais 400 eram casos novos –mais de um por dia, em média.

 

O exame, indisponível no SUS e em parte da rede privada, consiste em uma tomografia computadorizada de baixa dose, feita com radiação que se assemelha a 4 ou 5 raio-X de tórax. A carreta foi desenvolvida em parceria com uma empresa holandesa e com recursos do MPT (Ministério Público do Trabalho), oriundo de multas recebidas pelo órgão.

Foram examinados até agora 150 pacientes, todos de Barretos. Em 15 foram encontrados nódulos suspeitos, o que resultou na marcação de reavaliação em três meses. Um paciente foi diagnosticado com câncer de pulmão e já está em tratamento. Outros dois tinham tumores de mama e esôfago.

 

A decisão de implantar a carreta móvel se deveu à tentativa de diagnosticar mais precocemente a doença e, também, combater a exposição aos fatores de risco, segundo o radiologista do hospital Rodrigo Sampaio Chiarantano, 43.

 

“Apesar de ter uma frequência semelhante a outros cânceres, o de pulmão mata muito mais por que é uma doença que se desenvolve silenciosamente. Quando os sintomas aparecem, provavelmente já está em fase avançada”, disse.

 

Entre os sintomas de alerta estão tosse, tosse com sangue, dor no peito e falta de ar. A maioria dos pacientes, quando diagnosticados com a doença, já estão nos estágios 3 ou 4, os mais graves.

COMENTÁRIOS